Cerâmicas feitas de diferentes materiais apresentam grandes diferenças de desempenho. Apresentaremos a classificação e a aplicação de diversos materiais cerâmicos.
Classificação por composição de material cerâmico
Os materiais cerâmicos podem ser divididos em quatro categorias de acordo com sua composição: materiais cerâmicos de óxido, materiais cerâmicos não óxidos, materiais cerâmicos de silicato e materiais vitrocerâmicos.
A seguir, apresentaremos esses materiais cerâmicos e entenderemos suas utilizações.
Materiais cerâmicos de óxido
Cerâmicas de óxido são muito comuns tanto na indústria quanto na vida cotidiana. Na grande família dos óxidos, os mais representativos são a alumina, o óxido de zircônio, o dióxido de silício, etc.
Geralmente, os materiais de óxido apresentam as seguintes características distintivas:
Resistência ao desgaste: alta dureza, forte resistência ao desgaste, adequado para retificação e corte e outros fins.
Resistência a altas temperaturas: Possui ponto de fusão relativamente alto e boa estabilidade em diversos ambientes de alta temperatura. É um material refratário muito comum na indústria.
Resistência à corrosão: as propriedades químicas são estáveis, não reage facilmente com vários ácidos, álcalis e sais e é adequado para vários ambientes corrosivos.
Aqui estão alguns materiais de óxido comuns:
Alumina: Este é um dos materiais cerâmicos mais utilizados. Cerâmicas sinterizadas a partir de alumina são usadas em todos os aspectos da nossa vida. Podem ser encontradas em componentes eletrônicos, médicos e industriais. É um dos materiais mais básicos da indústria moderna!
Zircônia: A zircônia possui tenacidade superior à da alumina. Sua alta dureza e resistência a trincas a tornam adequada para aplicações de alta resistência, como odontologia e bisturi.
Dióxido de silício: Possui também excelente resistência, estabilidade em altas temperaturas e resistência à corrosão, sendo amplamente utilizado em diversos dispositivos ópticos, fabricação de vidro e indústrias de semicondutores.
Materiais cerâmicos não óxidos
Existem muitos materiais cerâmicos não óxidos, sendo os mais comuns nitretos, carbonetos, boretos, etc. Materiais cerâmicos não óxidos podem ser aplicados em diversos campos, de acordo com seu excelente desempenho. Por exemplo, cerâmicas de nitreto podem ser usadas em algumas pás de turbinas e peças de motores devido à sua superior resistência a altas temperaturas; cerâmicas de carboneto podem ser amplamente utilizadas em diversas aplicações de corte devido à sua excelente dureza; boretos podem ser usados em bicos de foguetes e sistemas de proteção térmica em ambientes de temperaturas ultra-altas.
Apresentando materiais cerâmicos comuns não óxidos:
Nitreto de alumínio: Este material possui excelente condutividade térmica e isolamento elétrico. Serve como substrato de dissipação de calor e material de embalagem eletrônica em muitos produtos e dispositivos eletrônicos.
Nitreto de silício: Possui forte resistência ao calor e resistência mecânica. É frequentemente utilizado em diversos componentes de motores e estruturas de rolamentos resistentes a altas temperaturas. É amplamente utilizado em automóveis e aviação.
Carbeto de silício: O carboneto de silício é um material com dureza extremamente alta e boa resistência a altas temperaturas. É utilizado em alguns selos mecânicos e materiais resistentes ao desgaste. Além disso, também é amplamente utilizado em aplicações de alta temperatura e alta pressão de diversos dispositivos semicondutores.
Nitreto de boro: A estrutura hexacristalina do nitreto de boro apresenta bom isolamento elétrico, resistência ao calor e inércia química. Pode ser utilizado em diversos lubrificantes e materiais refratários.
Materiais de cerâmica vítrea
A vitrocerâmica é um material cerâmico composto obtido pela cristalização do vidro. Este material combina as vantagens do vidro e da cerâmica, apresentando tanto as características do vidro quanto as vantagens da cerâmica! A vitrocerâmica é frequentemente usada em cozinhas com altas temperaturas e é usada na fabricação de assadeiras resistentes ao calor e diversos utensílios de cozinha. Além de dureza e resistência ao calor superiores, a vitrocerâmica também apresenta boa biocompatibilidade.
Materiais cerâmicos de silicato
Materiais cerâmicos de silicato são cerâmicas cujos principais componentes são minerais de silicato. Se forem subdivididos, podem ser divididos principalmente em dois tipos: silicato de alumínio ou silicato de magnésio. São utilizados no nosso dia a dia e na construção civil. Na indústria da construção civil, as cerâmicas de silicato podem ser utilizadas em telhas, tijolos e cimento devido à sua excelente resistência ao desgaste, durabilidade e resistência à corrosão. Além disso, também podemos encontrar produtos cerâmicos de silicato em artigos de uso diário, como louças de cerâmica, louças sanitárias, etc. Mesmo na indústria eletrônica, as cerâmicas de silicato também podem ser utilizadas na fabricação de isoladores e capacitores, e sua aplicação é muito ampla.
Classificação por Uso Cerâmico
As cerâmicas podem ser divididas em cerâmicas tradicionais e cerâmicas avançadas. As matérias-primas das cerâmicas tradicionais são comumente encontradas em diversas argilas, sílica, feldspato, quartzo, etc. Esses materiais formarão produtos cerâmicos tradicionais após queima em alta temperatura. As cerâmicas avançadas são feitas de uma variedade de óxidos, nitretos e carbonetos.
Cerâmicas diferentes têm aplicações diferentes. As cerâmicas tradicionais são mais voltadas para as necessidades diárias, enquanto as cerâmicas avançadas são amplamente utilizadas na indústria e em alguns setores de alta tecnologia.
Vidro
O vidro é um material cerâmico comum. Das janelas que vemos em todo lugar no nosso dia a dia aos óculos que usamos, muitas pessoas podem não saber que o vidro é, na verdade, uma cerâmica de silicato.
O principal componente da cerâmica de silicato é o dióxido de silício (SiO₂). Se adicionarmos outros óxidos, as propriedades do vidro mudarão. Por exemplo, se adicionarmos óxido de sódio (Na₂O), o ponto de fusão do vidro será reduzido, o que é mais adequado para a moldagem; e a adição de óxido de alumínio (Al₂O₂) aumentará ainda mais a dureza e a resistência ao calor do vidro; se quisermos mudar a cor do vidro, podemos adicionar um pouco de óxido de ferro (Fe₂O₂), para que o vidro pareça verde ou marrom. Essas medidas podem não apenas tornar o vidro mais bonito, mas também aumentar seu desempenho.
Cerâmica de argila
Os produtos de cerâmica de argila mais comuns são porcelanas variadas, como jogos de chá, tigelas, garrafas de cerâmica, etc. A cerâmica de argila não só tem um desempenho superior, como também se torna muito bonita se receber um tratamento especial. São muito boas para decoração e uso diário.
Cerâmica Abrasiva
As cerâmicas são duras e resistentes, o que as torna excelentes materiais para retificação e corte. Abrasivos comuns incluem diamante, óxido de alumínio, carboneto de silício, areia de sílica, etc.
Cerâmica Avançada
Existem muitos tipos de cerâmicas avançadas, cada uma com desempenho superior. Esses materiais são amplamente utilizados na indústria aeroespacial, dispositivos médicos, equipamentos eletrônicos, etc., devido às suas excelentes propriedades físicas e químicas.
Resumir
A cerâmica é um material diversificado e amplamente utilizado em todos os aspectos da nossa vida. Suas diversas propriedades superiores se complementam, tornando-a adequada para uso em diversas áreas.
MARAVILHOSO tem uma grande variedade de produtos cerâmicos para você escolher, incluindo alumina, óxido de zircônio, óxido de berílio, nitreto de alumínio, nitreto de boro... Se você precisa de cerâmicas avançadas personalizadas, nossos profissionais estão sempre disponíveis para trabalhar em seu projeto cerâmico para atender às suas necessidades.