Aplicações Médicas
Cerâmicas avançadas são amplamente utilizadas na área médica devido à sua biocompatibilidade, durabilidade e propriedades versáteis.
Fabricação avançada de cerâmica para uso médico
O setor médico pode se beneficiar de uma ampla variedade de vantagens em relação às cerâmicas, como inércia, não toxicidade, dureza, alta resistência à compressão, baixo coeficiente de atrito; resistência ao desgaste e a outros produtos químicos; esterilidade; porosidade personalizável; excelente estética e durabilidade. Compósitos cerâmicos, materiais nanoestruturados e métodos de processamento como a prensagem isostática a quente ajudam a superar essa fragilidade das cerâmicas. Além disso, revestimentos cerâmicos também são utilizados quando se precisa depender da resistência mecânica e da tenacidade do substrato.
Biocerâmica
Biocerâmicas são uma família de materiais cerâmicos utilizados para restaurar e substituir estruturas ósseas danificadas. São conhecidas por suas inúmeras vantagens, como biocompatibilidade, atoxicidade, estabilidade dimensional e, principalmente, bioinércia durante procedimentos endodônticos.
Implantes cirúrgicos: As biocerâmicas são utilizadas principalmente como implantes para aplicações em massa, revestimento ou preenchimento em ambientes médicos. Os implantes biocerâmicos desempenham um papel em uma variedade de procedimentos cirúrgicos ortopédicos, incluindo próteses de quadril e joelho, implantes durante cirurgias articulares, procedimentos craniomaxilofaciais (que restauram a função e a aparência da face e do crânio), reparo do tecido espinhal, entre outros. Com o envelhecimento da população global, as biocerâmicas têm se tornado cada vez mais aceitas.
Sistemas Odontológicos
De acordo com estudos, materiais cerâmicos são amplamente utilizados na odontologia, como dispositivos ortodônticos (aparelhos), próteses (coroas e pontes) e implantes (implantes radiculares totalmente cerâmicos).
Os sistemas cerâmicos odontológicos comumente utilizados incluem sílica, leucita, dissilicato de lítio, alumina e zircônia. Esses materiais apresentam alta tenacidade, resistência mecânica, resistência à fadiga, resistência ao desgaste e biocompatibilidade. Além disso, as vantagens estéticas proporcionadas pelos materiais cerâmicos são significativas em comparação aos produtos metálicos clássicos, pois podem imitar de forma compatível a cor natural dos dentes.
Instrumentos e Ferramentas
Alguns dos principais usos da cerâmica em instrumentos e ferramentas médicas incluem andaimes para engenharia de tecidos, bombas médicas, válvulas de cisalhamento sanguíneo usadas para medir dados hematológicos, dispositivos de administração de medicamentos, componentes piezoelétricos usados na maioria das ferramentas e instrumentos médicos disponíveis hoje, como máquinas de ultrassom, e conjuntos de cerâmica-metal que possibilitam equipamentos de imagem. Além disso, partículas e microesferas cerâmicas surgiram para servir como veículo para radioterapia contra o câncer e outras terapias direcionadas.