E se a bateria de um veículo elétrico pudesse carregar mais rápido do que nunca e, ainda assim, durar o dobro do tempo? Imagine se as baterias pudessem ser significativamente mais compactas e eficientes. Estes são alguns dos potenciais benefícios das baterias de estado sólido de cerâmica. No entanto, essa tecnologia ainda não está pronta para o mercado e nós explicaremos o porquê.
Embora a tecnologia de baterias de estado sólido de cerâmica pareça destinada a transformar o armazenamento de energia como o conhecemos, ainda há vários desafios que os inovadores precisam resolver.
Por exemplo, atualmente essas baterias custam muito para serem produzidas e a fabricação ainda é muito complexa para ser dimensionada.
Mas o futuro é empolgante. Neste artigo, exploramos os vários aspectos-chave da tecnologia de baterias cerâmicas de estado sólido, avanços recentes e desafios relacionados. Mas, primeiro, uma rápida introdução sobre o que está por trás de tanto alarde.
O que são baterias cerâmicas de estado sólido?
A maioria dos aparelhos e dispositivos que usamos em nossa vida cotidiana dependem de baterias de íons de lítio - de relógios e telefones a laptops, veículos elétricos e sistemas de energia solar. Geralmente, uma bateria de íons de lítio contém um eletrólito líquido através do qual os íons seguem para carregar a bateria ou alimentar um dispositivo.
No entanto, as baterias de estado sólido são diferentes.
Fonte: Britânica
Como o nome indica, as baterias de estado sólido substituem esse eletrólito líquido por um material sólido: a cerâmica. Em outras palavras, as baterias de estado sólido de cerâmica usam eletrólitos cerâmicos para conduzir íons entre os eletrodos.
Embora pareça uma pequena mudança, os eletrólitos cerâmicos oferecem diversas vantagens em comparação com seus equivalentes de íons de lítio. Aqui estão algumas dessas vantagens:
-
Segurança: Baterias de estado sólido de cerâmica não vazam e não são inflamáveis
-
Tempo de carga: Podem carregar até seis vezes mais rápido que as baterias de íons de lítio
-
Densidade de energia: os eletrólitos cerâmicos são pelo menos duas vezes mais densos do que as baterias de íons de lítio, o que significa maior eficiência tamanho por tamanho
- Potência: As baterias de estado sólido de cerâmica são pelo menos três vezes mais potentes do que as baterias de íons de lítio em temperatura ambiente
É seguro dizer que as baterias de estado sólido claramente vencem em todos os aspectos. Mas por que elas ainda não são comuns? Falaremos sobre isso em breve.
Baterias de estado sólido são melhores para o meio ambiente?
A resposta é sim. Baterias cerâmicas de estado sólido têm uma pegada de carbono menor, pois utilizam poucos materiais em sua produção. Como resultado, são consideravelmente melhores para o meio ambiente.
Em um carro elétrico, estatísticas mostram Baterias cerâmicas de estado sólido podem reduzir o impacto do carro no meio ambiente e no clima em até 39% em comparação com os efeitos das baterias de íons de lítio durante o mesmo ciclo de vida. Como as baterias de estado sólido têm maior densidade energética, elas exigirão muito menos materiais de fabricação e menos emissões.
Além disso, as baterias de estado sólido de cerâmica também consomem menos recursos durante sua vida útil. Como carregam significativamente mais rápido e também levam mais tempo para se esgotarem completamente, os usuários usarão menos recursos para gerenciá-las.
Também devemos mencionar que essa longevidade significa que menos baterias precisariam ser fabricadas e substituídas ao longo do tempo, reduzindo a pressão ambiental associada à extração, produção e descarte de matéria-prima.
Dito isso, vamos explorar outros benefícios das baterias cerâmicas de estado sólido.
Os principais benefícios das baterias cerâmicas de estado sólido
A tecnologia de baterias cerâmicas de estado sólido ainda está em desenvolvimento. No entanto, ela já oferece diversas áreas potenciais de melhoria em relação às baterias atualmente disponíveis no mercado.
Aqui estão algumas das vantagens que as baterias de estado sólido oferecem:
Um fator de segurança maior
O componente líquido das baterias de íons de lítio representa um dos desafios de segurança mais urgentes, visto que é volátil e inflamável. Como as baterias de estado sólido não contêm eletrólito líquido, elas são geralmente mais seguras e estáveis. Além disso, a cerâmica sólida forma um separador mais estável e resistente ao calor entre o ânodo e o cátodo da bateria, o que previne eficazmente curtos-circuitos.
Maior densidade energética
Outro ponto em que as baterias cerâmicas de estado sólido se destacam é sua densidade energética aprimorada. As baterias cerâmicas de estado sólido utilizam um ânodo de metal puro, em oposição ao ânodo de grafite das baterias de íons de lítio. Isso leva a um enorme aumento na densidade energética da bateria, resultando em uma bateria mais leve e menor.
Tempos de carregamento super rápidos
Estudos mostram que baterias de estado sólido de cerâmica podem ser capazes de carregar até seis vezes mais rápido do que todas as outras tecnologias de bateria disponíveis no mercado atualmente. Embora os números exatos ainda não sejam concretos, pesquisas sugerem que essas baterias podem atingir uma carga de até 80% em apenas 10 ou 15 minutos.
Além disso, a cerâmica de estado sólido também terá melhor desempenho em temperaturas mais altas, já que as cerâmicas geralmente são mais resistentes ao calor.
Capacidade e alcance aumentados
Como o eletrólito cerâmico sólido elimina a necessidade de um separador (como visto nas baterias de íons de lítio), as baterias de estado sólido geralmente serão menores após a produção. Além disso, a densidade de energia aprimorada das baterias de estado sólido significa que mais pode ser compactado em menos. Em outras palavras, as baterias podem ser mais potentes sem se tornarem muito volumosas. As baterias de estado sólido também serão mais leves.
Fonte: Desaparecer
É impossível negar os vários aspectos em que as baterias cerâmicas de estado sólido se destacam. Mas vamos analisar os vários desafios ou desvantagens que elas apresentam.
Os desafios das baterias cerâmicas de estado sólido
A tecnologia de baterias cerâmicas de estado sólido promete revolucionar a indústria de armazenamento de energia e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência dos veículos elétricos. No entanto, ainda existem alguns obstáculos críticos que precisam ser superados antes de estar pronta para os consumidores e o mercado.
Aqui estão três razões pelas quais o avanço das baterias de estado sólido ainda não aconteceu:
Problemas de estabilidade
Quando uma bateria de estado sólido está carregando, suas células se expandem e retornam ao normal durante a descarga — quase como se a célula estivesse respirando. Isso causa um certo nível de instabilidade, que eventualmente levará à deterioração da bateria. Para resolver esse problema, é preciso inovar para manter as células de estado sólido fixas e comprimidas ao mesmo tempo.
É mais eficaz em temperaturas mais altas
Como os eletrodos sólidos são melhores condutores em temperaturas mais altas — normalmente acima de 50 graus Celsius —, isso significa que a bateria de estado sólido pode não ser muito eficaz em temperaturas frias. Consequentemente, é necessário trabalhar para garantir que a bateria de estado sólido tenha um bom desempenho em temperaturas mais baixas.
Alto custo de produção
Outro grande desafio da bateria de estado sólido de cerâmica são seus custos de fabricação relativamente altos. Embora a tecnologia seja inquestionavelmente inovadora, seu alto custo de produção representa um obstáculo significativo para sua expansão.
Fonte: Desaparecer
Juntando tudo
A perspectiva das baterias cerâmicas de estado sólido é animadora, pois elas representam a chave para a solução de muitos problemas que consumidores e empresas enfrentam atualmente com baterias de íons de lítio. Desde maior eficiência energética a tempos de carregamento mais rápidos e maior segurança, as vantagens que essas novas tecnologias de baterias oferecem são inúmeras.
No entanto, a jornada rumo à adoção em massa exige mais inovação para solucionar os desafios existentes com baterias cerâmicas de estado sólido. Dito isso, a tecnologia de baterias de estado sólido promete redefinir as soluções energéticas, e mal podemos esperar para vê-la chegar ao mercado!