Você está curioso sobre “O óxido de alumínio é tóxico?” O óxido de alumínio (também conhecido como bauxita), que é queimado em altas temperaturas para fazer cerâmica de óxido de alumínio, é amplamente utilizado em vários setores.
Como um material de alto desempenho, o óxido de alumínio se integrou discretamente ao nosso cotidiano. Se você tem dúvidas ou curiosidade sobre sua segurança e usos, continue lendo - este artigo fornecerá as respostas que você precisa.
O óxido de alumínio é tóxico?
A alumina não é tóxica! Com o uso generalizado da alumina, a questão de sua toxicidade tornou-se uma questão para muitas pessoas. Academicamente, a alumina é considerada atóxica, mas o contato prolongado pode irritar algumas peles sensíveis. Como substância inerte, a alumina é muito estável à temperatura ambiente e geralmente não reage com outras substâncias, produzindo substâncias nocivas ao corpo humano.
Vale ressaltar que algumas pessoas que trabalham com pó de alumina de alta concentração por muito tempo podem sofrer de doenças respiratórias devido à inalação do pó, por isso precisam usar máscaras de proteção.
Entretanto, se a alumina for transformada em cerâmica sólida, ela não causará nenhum problema de saúde para usuários como você, que têm contato de curto prazo.
O óxido de alumínio é seguro para consumo?
A alumina (alumina) não é comestível porque é um material industrial, não um aditivo alimentar. No entanto, traços de compostos de alumínio, incluindo óxido de alumínio, podem estar presentes em certas aplicações relacionadas a alimentos, como revestimentos para utensílios de cozinha ou materiais de embalagem de alimentos.
A boa notícia é que o óxido de alumínio nessas formas e quantidades é considerado atóxico e inofensivo para humanos, além de seguro para contato indireto com alimentos, fato apoiado por agências reguladoras como a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Mesmo assim, não deve ser ingerido diretamente ou usado como ingrediente alimentar.
Quais são os usos dos materiais de alumina?
A alumina não é tóxica, por isso também é utilizada em diversas aplicações. Na indústria, pode ser utilizada como diversos materiais refratários ou abrasivos, na indústria eletrônica como materiais isolantes e substratos isolantes, em dispositivos médicos como implantes e próteses biônicas, em aplicações de tratamento de água como adsorventes... É difícil resumir os usos da alumina em uma frase.
- Placa de circuito
- Isolador de alumina
- Tijolo refratário
- Pó de polimento
- Abrasivo de alumina
- Material ósseo artificial
- Colete à prova de balas
- Embalagem eletrônica
- Aquecedor de cerâmica
- Revestimento de painel solar
- Transportador de catalisador